Para manter uma vida saudável é importante investir em variadas dimensões e hábitos mais saudáveis, principalmente as pessoas que estão buscando perder peso. Neste sentido, iremos percorrer algumas dicas para se manter saudável durante a perda de peso, já que dieta e saúde se relacionam diretamente.

Essas dicas são muito importantes para que uma dieta seja feita de forma saudável, funcionando da melhor maneira possível e não prejudique o funcionamento do organismo.

No presente artigo abordaremos como manter uma boa qualidade de vida durante a perda de peso, ajudando tanto a ter uma vida mais sadia, como potencializando os resultados de tratamentos odontológicos como o aparelho dental transparente.

Entendendo a necessidade de perder peso

O peso acima do normal pode ser encarado como apenas um problema estético, entretanto, quando não bem cuidado, pode se tornar uma questão clínica e de saúde, pois gera uma série de malefícios ao corpo.

Contudo, perder peso sem adequação e acompanhamento, por meio de dietas milagrosas e rapidamente, não pode ser visto como ideal.

Isso porque muitas pessoas, para atingir padrões irreais de beleza, procuram métodos não saudáveis para emagrecer, prejudicando a própria saúde, além de favorecer o efeito sanfona e malefícios diversos pela inadequação dos hábitos.

Assim, podemos entender que perder peso é necessário para evitar o desenvolvimento de determinadas doenças, além de garantir uma maior qualidade de vida.

No entanto, para que a qualidade de vida seja alcançada, o processo deve ser feito com cuidado, de maneira saudável, favorecendo todo o corpo e, inclusive, os tratamentos que podem estar em andamento, como a adesão do implante dental.

No tópico abaixo abordaremos algumas dicas de como emagrecer com qualidade e segurança.

mulher segurando a balança

Dicas para emagrecer e manter a saúde

Como abordamos, perder peso é uma jornada, mas deve ser feita com muita responsabilidade para que problemas maiores não sejam causados.

Assim, é indicado que se procure um acompanhamento médico e nutricional. Somente assim é possível emagrecer com qualidade e saúde.

1.   Encontre as suas motivações

Uma das formas de realizar uma boa dieta e atingir seus objetivos, é encontrar as motivações que levam ao emagrecimento.

Esse é um processo de autoconhecimento, na qual se encontra as respostas do porque se deseja a mudança do corpo, como para ter melhor energia, ter mais saúde ou para recuperar a autoestima. É esse objetivo o motivador das atividades.

2.   Aprender a desestressar longe da comida

O estresse é um dos motivos que levam as pessoas a não se controlarem e realizarem uma alimentação desbalanceada, cheia de gorduras e açúcares, além de levar a um quadro de sedentarismo.

Isso acontece porque, muitas vezes, a comida é uma forma de escape do estresse. Por isso, é importante começar a procurar outras válvulas de escape como:

     Caminhadas rápidas;

     Exercícios de respiração;

     Assistir filmes;

     Liguar para alguém.

Ou seja, é importante sempre buscar uma atividade que não envolva comida.

Esse tipo de atitude também garante que procedimentos odontológicos como clareamento dental com moldeira tenham os resultados necessários e potencializados, fator esse também determinante para a saúde mental.

3.   Pense a longo prazo

Um dos maiores problemas com relação às dietas é que elas focam em curto prazo e apenas na redução de medidas, o que pode causar ansiedade e criar uma sensação bastante ruim.

No primeiro momento, pode funcionar, porém, não permite que as pessoas desenvolvam hábitos saudáveis, mas que fiquem querendo apenas a redução de forma rápida.

Por isso é importante que as pessoas que estão na jornada de perder peso compreendam os processos e que estabeleçam métodos realistas, para que uma constância seja mantida.

4.   Exercícios físicos

Uma vida sedentária é uma vida fadada ao ganho de peso e prejuízos à saúde, por isso, é necessário que se desenvolva uma rotina de exercícios e, aos poucos, criar uma rotina mais ativa.

Existem muitos exercícios que podem ser feitos, como caminhadas, corridas e a prática de alguma modalidade esportiva, como boxe, vôlei e futebol.

Assim, manter uma maior regularidade nos exercícios ajuda a manter a queima de calorias e o metabolismo mais acelerado.

Alguns dos exercícios físicos podem potencializar a queima de calorias, como os aeróbicos, que lidam diretamente com a respiração e são de alta intensidade, reduzindo medidas e aumentando a capacidade pulmonar.

Alguns dos exemplos são as aulas de spinning, treinamentos funcionais e também esteiras e bicicletas ergométricas.

Alimentos que ajudam no emagrecimento

Além desses elementos é necessário o cuidado com a alimentação, estando diretamente relacionada com a manutenção do peso e da saúde.

Ou seja, um cardápio balanceado é importante tanto para quem precisa manter a saúde bucal, como com a prótese sobre implante dentario, como para quem quer perder peso com qualidade.

Desta maneira, é possível investir em alguns alimentos como a pera, que por ser rica em fibras insolúveis, ajudam a emagrecer.

Outro alimento é o arroz integral, rico em complexo B, zinco e selênio, permitindo a melhoria da circulação sanguínea, a concentração e a memória.

Portanto, entendemos que para emagrecer é importante ter calma, atenção e acompanhamento médico e nutricional. Somente assim, o emagrecimento será saudável, favorecendo todo o funcionamento do corpo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto em parceria com Sérgio Dias uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.