Um sorriso pode ser um sinal para início de um bom bate-papo, mas a pessoa precisa se garantir e estar com a higiene bucal em dia para ter mais confiança na interação. 

Longe do mau-hálito, sem aquela mancha amarelada por causa de uma escovação ineficiente ou porque passou longe do fio dental.

Os dentes são primordiais para que uma pessoa tenha uma qualidade de vida plena, pois tem como função principal a mastigação dos alimentos, fala de qualidade e prevenir diferentes tipos de doenças.

Afinal, se houver algum problema com a cavidade, todo o corpo pode sofrer com as consequências, como refletindo no agravamento de doenças crônicas e até cardiorespiratórias.

Além disso, há a harmonização facial que os dentes proporcionam ao rosto. Sem os dentes, a aparência se transforma, demonstrando que falta algo, “envelhecendo” os traços, além de impactar em outras funções que envolvem a cavidade.

Por isso, é preciso cuidar da saúde da boca da melhor forma possível.

Diversos alimentos ajudam na saúde bucal

O cardápio balanceado pode ser um grande aliado para que os dentes se mantenham fortes e saudáveis.

Há diversas frutas, verduras, legumes e carnes que podem, e devem, estar presentes em um prato no café da manhã, no almoço ou no jantar para repor os nutrientes necessários ao corpo.

É preciso levar em consideração a idade de cada um, pois há alimentos que são melhor aproveitados na infância, na adolescência, na fase adulta e na terceira idade, enquanto muitos podem ser consumidos com qualidade ao longo de toda a vida.

Além disso, há situações em que um produto alimentício deve ser evitado, como alimentos muito duros por pessoas que utilizam aparelho ortodôntico ou que estão passando por um tratamento específico relacionado à odontologia.

De qualquer forma, vale destacar alguns alimentos que são muito nutritivos e devem ser consumidos de maneira equilibrada.

Cada um desses ingredientes possui características únicas que ajudam na saúde bucal, sendo os mais indicados:

     Peixes e aves;

     Maçã;

     Brócolis;

     Ovos.

A carne branca dos peixes e das aves é rica em vitamina D e cálcio, substância necessária para a reposição dental e do esmalte, fortalecendo a estrutura.

É preciso verificar qual o tipo e origem, pois quem usa aparelho dentário, por exemplo, deve evitar o consumo de bacalhau, por causa da fibrosidade quando se desmancha, o que pode impactar no tratamento.

Já a maçã ajuda na limpeza dos dentes, mesmo para quem utiliza aparelho, e o brócolis ajuda na proteção do esmalte que cobre os dentes, pois na composição há cálcio e ferro.

Os ovos também possuem cálcio, o que ajuda a fortificar a estrutura óssea dos dentes, ajudando ainda mais na prevenção contra a osteoporose.

Escovar os dentes tem o momento certo

Encontrar uma pessoa com mau hálito é uma situação constrangedora para ambas as partes. Por isso é importante reforçar a importância de escovar os dentes logo quando acorda, após as refeições e antes de dormir.

Quem usa um aparelho móvel tem a possibilidade de retirar para fazer a higienização de maneira correta e mais ampla, alcançando todos os dentes com uma escova com cerdas macias e pasta dental com uma fórmula que leva flúor na composição.

Contudo, o atrito das cerdas sobre os dentes resulta em um desgaste. Por isso é importante estar atento quanto às condições da escova e trocar regularmente ou sempre que as cerdas estiverem muito danificadas.

Dentistas recomendam que a troca ocorra em um período de 3 a 4 meses, para garantir uma limpeza completa, em conjunto com o uso do fio dental e de enxaguante bucal.

Além disso, a higienização demanda diferentes cuidados, devendo ser feita ao menos 3 vezes ao dia e com os itens complementares adequados para manter a saúde geral em dia. Indica-se que uma escovação de qualidade tenha ao menos 2 minutos de duração.

Dente quebrado tem solução e fica perfeito

A falta de vitaminas e minerais pode provocar uma queda acentuada na qualidade e resistência do corpo humano, provocando um reflexo tardio e que só será percebido quando um dente quebra ou cai.

Para não ficar sem todos os dentes dentro da boca, é preciso recorrer a uma clínica odontológica e fazer uma avaliação junto ao dentista de forma recorrente, avaliando a qualidade da dentição e formas de preservá-los.

Assim, em casos específicos, o profissional vai indicar o melhor tratamento para recuperar a saúde e um implante dentário para substituir o dente que sofreu a ruptura, por exemplo.

Vale destacar que acidentes acontecem, como em um jogo de futebol ou vôlei, em que um dos participantes pode levar uma bolada e ter o dente trincado.

Esse é um exemplo na área dos esportes, mas no lazer ou no trabalho também podem acontecer acidentes que demandem a substituição ou reparação de um ou mais dentes com diferentes procedimentos.

Sorriso brilhante sob os cuidados do dentista

São detalhes que podem passar despercebidos, mas que devem ser levados em consideração quando se trata de saúde e qualidade de vida.

Inclusive, a aparência também se mostra essencial para a saúde mental. Assim, para um sorriso brilhante, clínicas odontológicas oferecem o clareamento dental como forma de recuperar as características originais, livre de manchas e amarelados causados por uma alimentação desregulada, pelo hábito de fumar ou inadequação da escovação.

Deste modo, o acompanhamento profissional regular também se mostra fundamental para esse cuidado, promovendo higienizações profundas e os procedimentos de reparação desejados para melhorar ainda mais a qualidade e beleza da saúde bucal e de sua higiene de forma diária.

Considerações finais

Manter os dentes bem cuidados significa que a alimentação está equilibrada, ou ao menos aparenta estar. 

Por isso não se pode negligenciar a visita ao consultório odontológico e acompanhamento com o clínico geral para a saúde geral.

Inclusive, no caso do odontologista, para que o profissional realize uma avaliação de rotina, com aplicação de flúor e realize a profilaxia.

A gengiva, a língua, as bochechas internas e todos os outros órgãos relacionados à saúde bucal devem ser tratados de maneira adequada e com a limpeza frequente e correta.

Assim, o sorriso pode continuar estampado no rosto, como uma marca indelével de beleza e simpatia.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.