O universo digital virou o mundo de cabeça para baixo e trouxe novos conceitos e estratégias para auxiliar os donos de empresas e marcas, e o marketing de performance é uma dessas estratégias que chegaram para ajudar. 


Ainda são poucas as pessoas que já ouviram falar sobre eles e seus benefícios, por isso, neste artigo você encontrará desde o conceito da estratégia até seus benefícios e dicas para aplicá-la em seu negócio. 

O que é o marketing performance? 

O marketing de performance nada mais é do que uma das diversas áreas presentes dentro do marketing digital, ele é responsável por analisar o desempenho e métricas das estratégias realizadas pela empresa. 


Imagine que uma banda mundialmente conhecida irá realizar uma apresentação ao vivo em uma das maiores premiações de músicas no mundo, o bom desempenho dela nessa apresentação será nada mais e nada menos do que uma boa performance. 



E o marketing de performance analisa justamente isso, o desempenho das estratégias e os resultados que elas trouxeram para a marca. Com isso, é possível verificar o que está dando certo e errado e o que pode ser mudado. 


Baseando-se nisso, o marketing de performance avalia resultados e métricas dos negócios, como: 

Impressões 

As impressões são os números de vezes que o anúncio da sua marca apareceu para os usuários dentro de uma determinada plataforma. 


Por exemplo, se a sua campanha no Instagram Ads teve mais de dez mil impressões, acredita-se que dez mil pessoas viram seu anúncio.


Mas, nem sempre esse número se refere a cada pessoa que viu a sua campanha, pois ela pode aparecer mais de uma vez para o mesmo usuário.

Entretanto, essa matéria ainda continua sendo válida para verificar se o anúncio vem sendo divulgado como você gostaria.

Cliques

Mais importante do que apenas o número de impressões do seu anúncio, é a quantidade de cliques que ele gerou, ou seja, daquele total de pessoas que viram o seu anúncio, quantas clicaram nele e foram para a página de vendas da sua loja. 


É por meio dos cliques nos anúncios que os usuários serão direcionados para a página de compras da sua marca, apenas as impressões não geram vendas, mas os cliques possuem maiores chances de gerar. 

Leads

Leads são potenciais clientes, ou seja, pessoas que demonstraram interesse no seu produto ou serviço a partir de uma determinada ação. 


O clique no anúncio, a colocação do produto no carrinho ou aquela olhada no site de compras são algumas dessas ações.


Pessoas que clicam no anúncio do seu curso sobre como anunciar no Google Ads são direcionadas para o seu site de vendas e se tornam, automaticamente, leads. Eles também são métricas analisadas pelo marketing de performance. 


Essas são algumas das métricas analisadas dentro do marketing de performance e que vão além das vendas, que é a que a maioria dos empreendedores focam e acreditam ser a única que é importante para o negócio. 

Dicas e ferramentas: o marketing de performance na prática 

O marketing de performance pode parecer fácil, mas existe um grande estudo e material por detrás dele para garantir a eficácia dos resultados. 


Portanto, selecionamos algumas dicas e ferramentas para te ajudar neste processo, confira: 

Tenha um objetivo

Como mencionamos anteriormente, o marketing de performance é focado na análise de métricas, resultados e desempenho de estratégias da marca. 


Por isso, é necessário ter um objetivo para que o marketing de performance possa atuar. 


Se você sabe como funciona o Facebook Ads e deseja usá-lo como estratégia de divulgação, trace um objetivo de vendas que deseja realizar por meio dela para que o marketing de performance possa analisar se os resultados foram como esperado. 

Google Analytics 

O Google Analytics é uma plataforma online e gratuita criada pelo próprio Google e permite que você verifique o passo a passo do desempenho da campanha da sua empresa no meio digital. 


Por meio dele é possível verificar métricas, dados e resultados para ajudar o marketing de performance a verificar o que está dando certo ou errado. 

Estipule os canais de divulgação 

Por último, defina em quais os canais de divulgação as campanhas da marca serão vinculadas. 


Por meio disso, torna-se ainda mais simples e objetivo o desempenho do marketing de performance na hora de analisar os resultados.


Cada plataforma trabalha de um jeito e possui determinadas configurações, com elas definidas o marketing de performance consegue analisar as métricas de maneira mais direta.

Benefícios do marketing de performance 

E dentre os diversos benefícios que o marketing de performance, realizado da maneira que apontamos neste artigo traz, destacam-se: 


  • Análise em tempo real;

  • Mudanças rápidas;

  • Efeito palpável;

  • Acompanhamento de resultados;

  • Conhecimento de estratégias.


Portanto, o marketing de performance surge justamente para mostrar que existem outras métricas tão importantes quanto a vendas para um negócio e que também precisam ser analisadas e estudadas.