Instalação elétrica industrial: cuidados essenciais

Sem comentários

É fato que, nos dias atuais, a eletricidade tomou um lugar de extrema relevância para possibilitar uma boa qualidade de vida à sociedade. 


Em virtude do uso de aparelhos, equipamentos, máquinas e outros itens, os quais necessitam de uma conexão elétrica (a uma fonte de alimentação de energia), tudo foi mais facilitado no cotidiano das pessoas, tanto no que se diz respeito ao ambiente residencial quanto no que se refere ao ambiente empresarial, comercial e industrial.

 

Nesse sentido, sabendo desse lugar de relevância, é de suma importância garantir o perfeito funcionamento dos itens que precisam de conexão a uma fonte de energia, visando, não somente a manutenção da qualidade do estado de funcionamento, mas, também, a segurança dessas instalações elétricas.

 

Na indústria, o cuidado deve ser redobrado, pois toda a produção depende da eficiência dos cabos industriais. Portanto, é indubitavelmente necessário respeitar as especificações, as funcionalidades e as aplicações dos cabos e dos conectores industriais.

 

Mas, afinal de contas, como fazer uma instalação elétrica industrial segura?

 

Continue a leitura deste artigo e confira algumas informações as quais são fundamentais e que podem te ajudar nesse processo de instalação!


Quais os fatores devo observar para assegurar a qualidade e a segurança da instalação elétrica na indústria?

Quando o assunto é instalação elétrica industrial, deve-se adotar medidas e cuidados essenciais. Se você não sabe por onde começar, veja a seguir algumas dicas:

1- ATENTE-SE AO PROJETO DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA

É muito importante pensar em um projeto bem elaborado, haja vista que é com o mapeamento de todas as etapas e de todos os itens essenciais, realizado de forma bem preparada e estruturada, que a instalação elétrica será de sucesso. 


Nesse projeto, deve-se levar em consideração o espaço da edificação, os pontos de iluminação, cabos industriais a serem utilizados, os pontos de iluminação, os conectores industriais, os tipos de tomadas, os tipos de disjuntores, os interruptores, entre outros.


Lembre-se: um ponto que deve ser bem organizado e inserido nesse projeto é a necessidade de cada circuito possuir um disjuntor no quadro de distribuição, sendo ele compatível com os cabos elétricos.


Leve em consideração, também, as dimensões de cada item para garantir a segurança e para evitar problemas como superaquecimento, curtos-circuitos e até pequenos ou grandes incêndios.

2- AVALIE AS EXIGÊNCIAS DE CADA LOCAL

Cada ambiente ou cada cômodo possui necessidades diferentes.

 

Portanto, descreva as exigências, as condições e as determinações de cada local, analisando questões que envolvem pontos de iluminação, onde há interruptores, os quesitos que envolvem a necessidade de conectores industriais, os equipamentos eletrônicos que serão conectados ali, entre outros.

3- ESCOLHA UMA EQUIPE QUALIFICADA

Obviamente, as instalações elétricas devem ser executadas por profissionais bem capacitados e bem qualificados, atendendo fielmente todo o projeto e assegurando a segurança de cada instalação. 


Essa equipe deve ser responsável pela certificação da qualidade e da confiabilidade dos itens que irão ser utilizados na instalação elétrica, além de serem especializados no que diz respeito à utilização dos equipamentos (os quais não devem levar a possíveis sobrecargas ou desperdícios de energia).


Nesse contexto, a escolha da equipe deve ser bem pensada, a fim de evitar problemas futuros!

4- ESCOLHA BEM OS ITENS

É interessante pesquisar acerca da resistência dos cabos industriais, da qualidade dos conectores industriais e de materiais em geral, pois esses itens devem seguir todas as diretrizes de segurança e normas de qualificação dos itens de instalação elétrica.

5- OPTE POR ITENS DE INSTALAÇÃO QUE SEJAM MODERNOS

Você precisa fazer instalações elétricas com equipamentos que sejam modernos, pois, desse modo, é garantido a qualidade dos produtos e a excelência no quesito funcionamento e segurança.


Para isso, você deve escolher fornecedores de confiança, que irão zelar pela segurança e pelas boas condições dos itens elétricos.


Existem fornecedores, como a Ballast, que oferecem linhas completas de produtos, em que priorizam a modernidade dos equipamentos, atendendo as necessidades industriais desde o projeto de instalação até a execução da obra em geral.

CONCLUSÃO

Agora que você já está por dentro dos cuidados essenciais mais importantes para as instalações elétricas industriais, está na hora de selecionar os equipamentos e os itens necessários para isso.

E lembre-se dos pontos citados essenciais para a instalação elétrica segura e de qualidade: Projeto;

  1. Exigências de cada ambiente;
  2. Equipe qualificada;
  3. Itens seguros;
  4. Equipamentos modernos.

Se você gostou deste artigo, compartilhe agora mesmo.

Até a próxima.
Compartilhe →





Sugeridos a você :

0 Commentários:

Postar um comentário

© 2019 - 2021 Todos Direitos Reservados.
Sérgio Dias & Desenvolvido por iBarbosa