Saiba como funcionam os aplicativos de entregas

Sem comentários

Os aplicativos de entregas estão cada vez mais populares. As pessoas usam esses aplicativos diariamente em busca de produtos e serviços de forma prática e segura. Mas como funciona um aplicativo de entregas? Vamos entender mais sobre o assunto.

Já faz algum tempo que o comportamento de consumo das pessoas tem mudado. Muitos consumidores começaram a utilizar a internet com mais frequência para realizar compras, tanto de produtos duráveis como não duráveis.


Com a popularização dos smartphones as pessoas começaram a utilizar aplicativos de forma ainda mais frequente, e essa tendência foi acentuada diante das restrições impostas como forma de contenção da pandemia do Covid-19.


Todos os dias esse setor movimenta milhões de reais, mantendo a economia ativa, e dando lucro para os empreendedores que utilizam esses aplicativos. Mas apesar da sua popularidade, poucas pessoas entendem como esses aplicativos funcionam.


Vamos tentar entender como é a lógica por trás de um aplicativo de entregas, e como todos os usuários desses aplicativos se beneficiam.

O que é um aplicativo de entrega

Apesar de ter um nome parcialmente explicativo, os aplicativos de entregas modernos não servem apenas para realizar as entregas de produtos. Eles também funcionam como ferramentas para a compra e venda de produtos.


O aplicativo de entregas consegue criar um ambiente virtual correspondente a um estabelecimento comercial físico. Esse aplicativo faz com que as pessoas consigam ter acesso a todos os produtos de um empreendedorismo feminino de forma organizada para elas.


Além de facilitar a compra dos produtos, os aplicativos de entregas viabilizam a entrega dos produtos que foram comprados fora do estabelecimento, e através do aplicativo.


É muito comum encontrar aplicativos com restaurantes e mercados. Mas diversos outros estabelecimentos podem se beneficiar das soluções oferecidas por esses apps. Vamos entender como esse tipo de app funciona para o lojista. 

Como funciona para o lojista

Para os empreendedores, ou lojistas, esse aplicativo oferece suporte de vendas e intermedia os pagamentos. Ele garante a segurança do lojista no processo de venda das mercadorias, organizando o serviço e garantindo a entrega.


Os apps de entrega dão aos lojistas acesso a um público amplo e faz com que os custos operacionais reduzam para alguns estabelecimentos. Um exemplo disso são as famosas Dark Kitchens.


Esses restaurantes só existem no ambiente virtual, e não possuem espaço físico para receber clientes, ou seja, eles funcionam apenas através de delivery e com a ajuda de aplicativos de entrega, o que reduz consideravelmente os custos de operação.

Como funciona para o entregador

Para os entregadores, o aplicativo funciona como uma forma de renda não eventual, e sem subordinação. Em outras palavras, esses aplicativos dão aos entregadores a oportunidade de trabalhar sem precisar prestar contas para ninguém.


Os entregadores são avaliados de acordo com o desempenho no trabalho e geralmente o rendimento deles depende apenas do trabalho que realizam. Entregadores ágeis conseguem realizar mais entregas, e quanto maior o número de entregas maior a renda.


É uma das melhores soluções para pessoas que buscam uma fonte de renda mas não conseguem encontrar oportunidades de trabalho. O aplicativo também funciona como uma ferramenta, ajudando os entregadores a encontrar os endereços de entrega.


Como funciona para o cliente

Para o cliente, o aplicativo funciona como uma espécie de e-commerce. Eles só precisam realizar um cadastro na plataforma, e têm acesso a uma variedade de produtos de todos os tipos.


Geralmente esses aplicativos contam com diversas categorias de produtos. Os clientes podem comprar todo tipo de produto com apenas alguns passos simples, o que torna essa ferramenta excelente para quem deseja economizar tempo.


O aplicativo serve como um facilitador de pagamento para os clientes, o que dá a eles segurança e praticidade nas compras.

Como o aplicativo ganha dinheiro

Os aplicativos de entregas geralmente não cobram mensalidades dos estabelecimentos parceiros. Eles arrecadam dinheiro através da mediação dos pagamentos que são realizados através da plataforma.


Geralmente eles cobram uma porcentagem sobre as vendas que são realizadas. Essas taxas de operação, que são recolhidas servem para dar manutenção no sistema e para remunerar o desenvolvedor do app, e as equipes de suporte.


É uma forma de ganho acessível, com baixo custo para o empreendedor, sem afetar o custo do consumidor e rentável para a plataforma.

Como o aplicativo de entregas funciona?

Depois de analisar como o aplicativo de entrega funciona para cada um dos usuários e pessoas envolvidas, você já deve ter notado que esse aplicativo funciona como uma espécie de marketplace, auxiliando na entrega e facilitação do pagamento.


Esses aplicativos são verdadeiras soluções completas que trazem benefícios para todos os usuários e são capazes de dar suporte para uma cadeia de negócios inteira, garantido a satisfação e o interesse dos clientes além de promover o empreendedorismo.


Espero que este artigo tenha te ajudado a entender como funciona um aplicativo de entregas. Se gostou deste artigo compartilhe com outros!


Compartilhe →





Sugeridos a você :

0 Commentários:

Postar um comentário

© 2019 - 2021 Todos Direitos Reservados.
Sérgio Dias & Desenvolvido por iBarbosa