Energia eólica: Como funciona e quais os benefícios?

Sem comentários

A energia eólica é a tecnologia mais eficiente para produzir energia de forma segura e ambientalmente sustentável: zero emissão de carbono, local, inesgotável, competitiva e cria riqueza e empregos.


Uma das fontes renováveis e sustentáveis mais eficientes.


Confira a seguir como funciona e quais os benefícios da energia eólica:


O que é energia eólica e como funciona?

No sistema de energia eólica, a energia cinética do vento é usada para criar energia mecânica. 


Um gerador converte essa energia em eletricidade para que possa ser usada em benefício da humanidade, através do movimento das pás das turbinas eólicas acionadas pelo vento em energia elétrica.


Recentemente, diferentes tipos de geração de eletricidade são um tema frequente de debate entre os especialistas. 


Certamente, a energia eólica é uma das pioneiras dos avanços tecnológicos que podem levar a uma produção de energia mais eficiente. 



À primeira vista, o futuro da energia eólica parece promissor.


A energia eólica atualmente fornece mais de 3% do consumo global de eletricidade e excedeu 5% em 2020. 


Em longo prazo (estima-se que em 2040), a Agência Internacional de Energia prevê que a energia eólica poderá atender 9% da demanda global de eletricidade.


Confira também: Coelba fatura atrasadaComo emitira segunda via


Benefícios e impactos da energia eólica

A seguir, os principais benefícios e impactos de uma das fontes de energia renováveis mais seguras do mundo:


Benefícios para a comunidade

Além de fornecer uma fonte de energia relativamente segura e acessível e ajudar a combater as mudanças climáticas, os projetos de energia eólica podem oferecer outros benefícios reais às comunidades.


As pessoas podem investir em uma ou mais turbinas próprias, como indivíduos ou como um grupo comunitário agindo em conjunto. 


Às vezes, é possível pagar por uma turbina como parte de um desenvolvimento de parque eólico comercial maior, o que reduz a carga relativa de custos de planejamento e construção.


A comunidade se beneficia da renda gerada por seu projeto, seja por meio de pagamentos em dinheiro aos indivíduos envolvidos, pela criação de uma cooperativa ou de um fundo comunitário. 


Isso pode investir o dinheiro em nome da comunidade em medidas como a instalação de isolamento térmico em casas existentes ou a melhoria de parques locais e do domínio público.


As autoridades locais podem adotar uma abordagem semelhante e investir em seus próprios projetos de energia eólica, para gerar receitas que podem ser reinvestidas em mais economia de energia e medidas de energia renovável, ou usadas para apoiar orçamentos para outras prioridades.


Os desenvolvedores de esquemas de grande escala geralmente oferecem um fundo comunitário, com um órgão apropriado estabelecido para administrar o uso e distribuição do dinheiro.


O Governo propôs permitir às comunidades manter as taxas de negócios pagas por parques eólicos comerciais que recebem permissão de planejamento em sua área, durante os primeiros seis anos de operação.


Turbinas eólicas maiores podem aumentar o valor obtido com o uso da terra, proporcionando alguma renda aos proprietários dos terrenos em que estão construídas, enquanto permitem que outras atividades, como a agricultura, continuem em torno da base das turbinas.


Em áreas do país onde se prevê um desenvolvimento significativo da energia eólica, seja onshore ou offshore, também há empregos e oportunidades de negócios para a população local na cadeia de abastecimento.

Impactos na comunidade

Como acontece com qualquer forma de geração de energia, as turbinas eólicas têm alguns impactos que podem ser sentidos pela comunidade local. 


Os efeitos podem ser reduzidos com localização e projeto apropriados das turbinas eólicas. 


Além disso, as comunidades locais podem estar mais dispostas a aceitar alguns impactos se tiverem acesso aos benefícios descritos acima e se sentirem adequadamente compensadas como resultado.


Impactos potenciais

Para acessar o melhor recurso eólico, as turbinas precisam ser mais altas do que as estruturas vizinhas mais próximas. 


Isso significa que algum impacto visual é inevitável, seja em campo aberto ou em uma área povoada. 


O impacto pode ser minimizado evitando-se a localização de turbinas em paisagens sensíveis, posicionando-as com cuidado para levar em conta as vistas de locais sensíveis e fazendo uso da proteção de características da paisagem, como árvores e colinas.


Um efeito de cintilação pode ser causado quando o sol brilha através das lâminas da turbina, lançando uma sombra em movimento (cintilação de sombra). 


De acordo com a orientação do governo, apenas as residências dentro de 130 graus de cada lado do norte em relação a uma turbina podem ser afetadas e a sombra pode ser sentida apenas dentro de 10 diâmetros de rotor do parque eólico. 

Isso pode ser evitado se as turbinas estiverem localizadas apropriadamente ou configuradas para parar automaticamente se ocorrer o potencial de oscilação de sombra.


O ruído das turbinas eólicas pode ser uma preocupação para alguns, especialmente em locais rurais onde há pouco ruído de fundo. 


No entanto, as turbinas modernas são projetadas para produzir muito pouco ruído e grande parte do ruído em um dia de vento virá do próprio vento, por exemplo, o farfalhar das folhas nas árvores.


As turbinas eólicas podem interferir nos sistemas de radar e navegação da aeronave, embora essas questões possam ser tratadas com localização e projeto cuidadosos. 


Se as turbinas estiverem localizadas perto de um aeroporto, é possível adaptar o radar da aeronave e os sistemas de navegação para dar conta das turbinas.


As turbinas eólicas podem interferir em outros links de comunicação, como sinais de televisão ou redes de telefonia móvel. 


Os efeitos disso são considerados insignificantes pelo Departamento de Energia e Mudanças Climáticas (DECC) e geralmente podem ser controlados.


Preocupações também foram levantadas no passado sobre a radiação eletromagnética de turbinas eólicas; no entanto, os efeitos mostraram ser fracos e não representam um risco para a saúde das comunidades locais.

Benefícios ambientais

A geração de energia eólica não libera nenhuma emissão de carbono. 


Ao substituir a eletricidade gerada por outras fontes, como usinas de combustível fóssil, a energia eólica pode levar a uma redução geral nas emissões de carbono.


A energia usada na fabricação e instalação de turbinas eólicas também pode ser paga de volta com relativa rapidez. 


Para uma grande turbina eólica em um bom local, isso pode levar de seis a oito meses.


É uma fonte de energia muito limpa, que não emite poluição nem produz resíduos durante o funcionamento.

Impactos no meio ambiente

Os benefícios ambientais da energia eólica são de significância global e nacional, enquanto quaisquer impactos tendem a serem sentidos localmente.


Se localizadas de forma inadequada, as turbinas eólicas podem ter um impacto sobre as aves por meio de colisão, perturbação ou danos ao habitat. 


Isso significa evitar a localização de turbinas perto das principais vias de migração e habitat importantes.


As turbinas eólicas também podem ser prejudiciais para os morcegos, de forma semelhante às populações de pássaros. 


Quando um projeto de energia eólica está sendo planejado, o risco para os morcegos deve ser avaliado para o local que está sendo considerado. 


Medidas apropriadas devem ser tomadas no planejamento e projeto para minimizar os impactos, como localizá-los a uma distância mínima de sebes e árvores. 


Os impactos visuais e sonoros estão incluídos nos impactos na comunidade.

Compartilhe →





Sugeridos a você :

0 Commentários:

Postar um comentário

© 2019 - 2021 Todos Direitos Reservados.
Sérgio Dias & Desenvolvido por iBarbosa