Apesar de ser dolorida, receber uma mordida carinhosa de um filhote será um sinônimo de carinho para ele.
Tanto é que diversos tutores gostam e às vezes até estimulam o hábito em filhotes. Porém, a questão pode sair do controle e o pet acaba por começar a morder toda hora. E agora? como adestrar um cachorro?
Como mencionamos, os filhotes adoram morder, porém estimular essa prática é uma péssima ideia. Veja neste artigo algumas dicas para que você consiga fazer com que o seu cachorro pare de morder.
Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.
Vamos lá?
Por que motivo os cachorros gostam de morder?
Ao longo da vida canina, os cachorros mordem por diversos motivos. Independentemente de se tratar de um cão filhote, jovem ou idoso, a ação de morder faz parte do instinto dos cachorros.
Dentro da natureza, a mordida serve não só de defesa e ataque. O ato de roer será muito útil também para fazer a limpeza dos dentes.
Por conta disso, para fazer com que o cachorro pare de morder as coisas e as pessoas, vai envolver conhecer e entender sobre algumas necessidades. E você pode aprender sobre essas coisas em um bom curso Online da área.
Os motivos pelos quais os cachorros mordem e o que fazer
Podemos lhe passar um exemplo, um cachorro agressivo vai morder para suprir uma série de necessidades, que serão tanto físicas quanto psicológicas.
Agir diretamente sobre as necessidades será muito importante para lidar com o problema de maneira que seja eficaz. Por conta disso, confira a seguir o porquê do ato de morder:
Morder vai ajudar no alívio e no desconforto do crescimento dos dentes
Assim como os humanos, os filhotes também passam por uma troca de dentes de leite para os dentes permanentes. É muito comum que o crescimento dos dentes venha acompanhada de um certo desconforto gengival. E por conta disso, uma das únicas maneiras que os cachorros têm para lidar com esse desconforto será por meio das mordidas.
Se o seu filhote tem entre 4 e 6 meses de vida e não para de morder a sua mão ou tudo o que encontra pela frente, é muito provável que ele esteja passando pela troca de dentes.
É muito comum ver o filhote de cachorro mordendo e até rosnando. Ele vai morder para aliviar o desconforto gengival, e o rosnado será por que a região está muito sensível.
Com o objetivo de ajudar a minimizar o problema, invista em mordedores especiais que são desenvolvidos para filhotes nesta fase.
Morder as mãos será mais divertido do que morder os objetos inanimados
A grande parte das brincadeiras desses peludos vai consistir na simulação de caçar. É muito válido pensar que, dentro da natureza, as presas jamais costumam ficar paradas: elas correm, fazem barulho e, em geral, oferecem alguma resistência.
Por outro lado, diversos brinquedos não têm grande mobilidade e não trabalham com outros estímulos. Fazendo com que seja menos interessante para os pets.
Portanto, pense comigo, as pessoas erguem e afastam as mãos, conversam e interagem bastante com o pet. Com isso, pode-se perceber que isso será mais estimulante do que morder um objeto.
Dicas para fazer que o seu cachorro pare de morder
1° Diga sempre não
Quando os filhotes morder você, simplesmente diga um “Não” que seja bem firme e então dê aos filhotes algo que eles possam mastigar que seja dele como um brinquedo ou até osso.
É muito importante sempre elogiar o filhote assim que parar de morder.
2° Busque evitar tirar a sua mão
Não tire as suas mãos quando o filhote estiver mordendo. Sabemos que essa será a nossa resposta natural, porém para o filhote o movimento de tirar a mão pode se tornar um jogo divertido de “pegar a mão”.
Portanto, sempre deixe a sua mão onde está e diga um “Não” de forma firme.
E sempre quando o filhote parar, elogie e dê algo para que, que ele possa mastigar ou brincar.
3° Pare de brincar com o pert
Se por um acaso você estiver brincando com o filhote e ele começar a morder, pare de brincar com ele imediatamente.
É fundamental sempre mostrar que o comportamento não será aceitável e que a diversão não irá continuar se ele morder.
4° Dê um tempo para vocês dois
Caso você tenha perdido o controle total da situação, e o seu cão não parar de morder, você deverá separá-lo por um momento dele. Se você tiver uma área fora, leve-o para lá ou caso você more em uma apartamento, somente vá para outro cômodo da casa.
5° Elogie
É fundamental sempre elogiar o seu pet quando ele fizer qualquer brincadeira que não vai envolver a mordida. O seu cão precisa compreender qual é o comportamento adequado.
6° Dê algo para o seu cão
Busque dar ao filhote alguma outra coisa para fazer que você possa elogiá-lo, como, por exemplo: coloque a coleira e pratique adestramento ou leve-o para passear.
É fundamental ter em casa uma variedade de brinquedos que vão servir para mastigar, como por exemplo: ossinhos de couro, palitinhos de mastigar e alimentos que são desidratados são excelentes para o filhote mastigar.
Se você não gosta desse tipo de petisco ou o estômago do pet não pode tolerá-los, use os ossos sintéticos e brinquedos de corda. Você deve encontrar algo que o seu cão realmente goste de mastigar de forma que ele realmente possa superar a fase.
Se você deseja aprender mais sobre adestramento, indicamos que você faça um Curso Online com Certificado da área de adestração. Com o curso, você aprenderá diversas técnicas infalíveis para colocar em prática.
Depois de ler sobre o que mercado você pode trabalhar com um curso de massoterapia, você ficou com alguma dúvida?
Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.
Grande abraço e até o próximo post!
0 Commentários:
Postar um comentário