Luthiers: produzindo conforme a banda toca

Sem comentários

Antes de começar esse post, precisamos saber: você conhece o luthier? Se caso a resposta for não, vamos explicar brevemente! 

Esses profissionais podem produzir, realizar reparos e manutenções em instrumentos de corda como guitarras, violões, cavaquinhos, violinos, entre outros.

Os luthiers são conhecidos por realizar trabalhos de forma artesanal, desenvolvendo instrumentos únicos, inclusive, é por isso que essa profissão é considerada uma arte! 

Além de possuir talento para trabalhar com madeira, é necessário ter um bom conhecimento musical, visto que toda a afinação dos instrumentos também será realizada por esse profissional.

O trabalho

Assim como qualquer outro, se originou de uma forma e, ao longo do tempo, evoluiu e melhorou cada vez mais! 

Esse profissional começou com a produção de instrumentos únicos, muitas vezes levando até mesmo a assinatura do próprio luthier, no caso dos mais famosos, fazendo com que cada peça fosse exclusiva. 

Com o passar do tempo, ferramentas mais potentes e precisas foram surgindo, aperfeiçoando o que já era incrível, melhorando os produtos para atingir um público ainda maior, o que nos leva para o próximo tópico.


Luthiers: produzindo conforme a banda toca

Mercado de trabalho

Para quem deseja se tornar um luthier, há diversas áreas de atuação que essa profissão envolve! 

Geralmente, possuem ateliês ou oficinas próprias, mas também podem ser encontrados em escolas de música, fábrica de instrumentos musicais, lojas de instrumentos e até mesmo em bastidores de orquestras.

Luthiers e a tecnologia

O problema de muitas pessoas que desejam ingressar nessa área, é a falta de habilidade manual para trabalhar com ferramentas e madeira, fazendo com que isso seja uma dificuldade que, muitas vezes, fazem muitos desistirem. Porém, sempre existe uma solução para tudo, não é mesmo?

A tecnologia veio para simplificar variados processos, mas há quem seja contra elas, principalmente nessa profissão, onde o trabalho manual é tão prezado. 

Algumas pessoas acreditam que a magia está em fazer cada etapa manualmente, enquanto outros defendem que somente o “pesado” é feito por um equipamento, mas que os toques finais ainda possuem a mão de um profissional. 

E ainda, existe o time de quem super apoia a utilização de máquinas para automatizar trabalhos, fazendo com que os desperdícios sejam menores e a produção maior.

Nos últimos anos, alguns profissionais dessa área optaram por começar a trabalhar com as chamadas Routers CNC, que são equipamentos que possuem Comando Numérico Computadorizado, responsável por realizar usinagem em madeira, plásticos, espumas, ACM, metais não ferrosos e diversos outros.

A Router CNC, como já citamos anteriormente, é um dos equipamentos que ficará com o “trabalho pesado” da usinagem, efetivando os cortes na madeira, realizando furos e dando o mesmo acabamento para todas as peças feitas!

Por um lado, isso é incrível, pois a facilidade e agilidade são ótimas para os profissionais que desejam realizar produção em massa e distribuir para lojas. 

Porém, como também já falamos antes, muitos acreditam que adquirir uma máquina dessas para produzir instrumentos, pode tirar a magia e a exclusividade que os luthiers possuem.

Com esse post, não queremos dizer o que é melhor e o que é pior para ninguém! Estamos apenas levantando mais de um ponto de vista para a reflexão. 

Cada luthier sabe o que é mais importante para seus produtos e, o importante é que sejam felizes fazendo aquilo que gosta, não importa se de forma totalmente manual ou com a ajuda de equipamentos.

O que não pode acontecer, é perder um mercado incrível que é o da música, por consequência de algum preconceito com certas formas de produzir. 

É muito importante que, a forma de trabalho que você escolha, condiza com o que pretende entregar para seus clientes.

O que você acha sobre esse assunto? Deixe nos comentários!

Compartilhe →





Sugeridos a você :

0 Commentários:

Postar um comentário

© 2019 - 2021 Todos Direitos Reservados.
Sérgio Dias & Desenvolvido por iBarbosa