Como administrar uma empresa de motoboys?

Sem comentários

Fundamental atualmente, em que cada vez mais as pessoas optam por compras online ou pedido delivery, ter uma empresa de motoboys pode ser muito vantajoso.

No entanto, administrar um negócio nesse ramo pode ser bem desafiador. Afinal, é na entrega que ocorrem os maiores fatores de reclamação, como demora e item danificado, por exemplo.

Para que a experiência e o resultado da compra sejam adequadas, ter controle sobre os entregadores e o processo de entrega em si é essencial. 

Acompanhe essas explicações para administrar uma empresa de motoboy e garanta que seus clientes estejam ativos e satisfeitos.

Se ainda vai abrir sua empresa de motoboys

O mercado de entregas está muito aquecido tanto para quem quer empreender na área, como para quem trabalha ou garante uma renda extra.

Antes de pensar na gestão, para quem ainda está considerando abrir uma empresa de motoboys, é preciso planejamento para alcançar o sucesso. 


Um dos pilares do empreendimento é ter um bom plano com metas e objetivos traçados. Além disso, é fundamental analisar os consumidores, e o que os clientes esperam.

Também considere que será necessário ter estrutura física com boa localização, especialmente próxima aos clientes.

Em relação ao investimento, é bastante variável, sobretudo considerando a metodologia de trabalho - se os motoboys irão atuar com motos próprias ou se você irá proporcionar o equipamento de trabalho.

Outro ponto são os gastos necessários para regularizar a operação, como pagamento de taxas, contador, entre outros. 

Defina uma meta de lucratividade e planos de ação para atingir o objetivo traçado. Indiscutivelmente, quanto mais detalhado for o plano, com informações do mercado e estratégias a curto, médio e longo prazo, mais preparado estará o negócio.

E como se gerencia uma empresa de motoboys?

Agora, se você já tem a sua empresa, mas gostaria de melhorar a gestão, confira alguns pontos relevantes:

Tenha total um controle eficiente dos motoboys

A questão do controle não deve ser encarada como uma questão de cobrança, mas de assegurar a qualidade do serviço prestado.

Quando uma empresa de motoboys adota um sistema de controle proporcionará maior transparência ao cliente e aumentará a reputação positiva de seu nome.

O controle é capaz de garantir entregas no tempo certo, reduzir extravios, e até mesmo os custos, estudando melhores rotas para economia de combustível nas entregas.  

Com controle, a empresa de motoboys pode monitorar seus profissionais para, prontamente, resolver problemas identificados. 

Uma das melhores maneiras para manter o controle dos profissionais é usando recursos tecnológicos. Atualmente existe uma grande variedade de programas e aplicativos que podem auxiliar nos processos logísticos.

Estratégias para lidar com imprevistos

Não há como negar que imprevistos acontecem em qualquer ramo de atuação. Porém, quando se trata de uma empresa de motoboys uma pequena falha pode ser fatal para a satisfação do consumidor.

Problemas mecânicos, imprevistos pessoais e de saúde podem acontecer a qualquer momento. O ponto principal é que a empresa esteja pronta para atuar e resolver a questão.

Uma das práticas mais comuns é contar com profissionais que podem ser chamados em casos esporádicos, como uma equipe de reserva que trabalha sobre demanda.

Dessa forma, a empresa de motoboys consegue manter o fluxo de entregas sem pausas. Para que a resposta seja rápida é imprescindível manter uma comunicação eficiente com os profissionais que estão atuando. Assim, no caso de ocorrer alguma intempérie, as providências são rapidamente tomadas.

Mantenha indicadores de desempenho 

Os indicadores de desempenho fazem com que a empresa possa melhorar suas estratégias.

Ao conferir os indicadores, a empresa de motoboy poderá identificar padrões de rota, tempo médio de entrega e o desempenho de cada profissional. Então, será possível elaborar ações para melhorar a distribuição das entregas e otimizar as rotas. 

Outra questão é constatar onde há maiores demandas para alocar mais profissionais. Ou, o período de sazonalidade que demanda de motoboys extras para as entregas.

Considere também, incluir um banco de dados dos profissionais. Dessa forma, quando houver a necessidade de contatar algum motoboy para um trabalho extra, as informações estarão com fácil acesso. 

E, você não corre o risco de contratar uma pessoa que não seja muito eficaz e confiável.

Tenha bons equipamentos 

Uma maneira de garantir a integridade dos motoboys e dos produtos é possuir bons equipamentos. 

Além dos itens essenciais e obrigatórios, a moto precisa de um espaço adequado para transportar mercadorias. 

Nesse sentido, opte por baús de motos icBras que possuem qualidade comprovada e um ótimo custo-benefício.

Além de baús, lembre-se dos acessórios que auxiliam no trabalho e proporcionam maior eficiência para a empresa de motoboys. Isso inclui o suporte de fixação do baú e até o suporte para celular, muito utilizado em entregas por aplicativos.

Assim, se você é proprietário ou tem vontade de abrir uma empresa de motoboys, tenha em mente todos esses elementos para ter mais chances de sucesso com o seu empreendimento.

Compartilhe →





Sugeridos a você :

0 Commentários:

Postar um comentário

© 2019 - 2021 Todos Direitos Reservados.
Sérgio Dias & Desenvolvido por iBarbosa