Se você acabou de adquirir um apartamento, é muito importante que mesmo durante as negociações com a imobiliária você já pense em como adaptá-lo para crianças, principalmente se vocês estão esperando um filho ou já têm pequenos pela casa.
Isso porque, dessa forma você garante a segurança e bem-estar ao longo da vida, prevenindo acidentes e garantindo o pleno desenvolvimento da criança.
O ideal é que você conte com a ajuda de especialistas, mas também é interessante fazer algumas pesquisas na internet.
Dessa forma, saberá o que fazer com maior clareza e praticidade. Nesse sentido, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje juntamente com a imobiliária em Bragança Paulista Poesia Imóveis para dar algumas dicas de como preparar o apartamento para crianças. Vamos lá?
Por que adaptar o apartamento para crianças?
As crianças têm um comportamento bastante imprevisível e isso é instintivo, ou seja, não pode ser controlado por elas. Sendo assim, todo cuidado é pouco, pois a vontade de fazer novas descobertas e a curiosidade, podem colocar o pequeno em situações bastante perigosas.
Contudo, ao contrário do que muitos pensam, isso não significa apenas telar o apartamento. Isso porque, os pequenos vão muito além, colocando o dedo na tomada, puxando gaveta de utensílios ou ainda não ter noção de que uma quina de mesa pode machucar.
Como falamos, isso é normal para as crianças e, por isso, os pais e responsáveis devem ficar atentos para garantir não somente sua segurança, mas também a tranquilidade dos adultos no dia a dia.
Como preparar o apartamento para crianças?
Para tornar seu apartamento seguro e estável para os pequenos, é necessário realizar algumas mudanças na propriedade. São pequenos itens, mas que farão total diferença no dia a dia da família. Sendo assim confira abaixo:
Protetor de janelas e sacada
Um dos itens mais comuns em apartamentos com crianças é a tela nas janelas e sacadas. Isso porque, como falamos, elas podem ser muito imprevisíveis e em um momento estarem brincando no chão e no outro penduradas no parapeito para ver o movimento. Os pequenos ainda não têm noção do perigo e, por isso, cabe aos pais oferecerem um ambiente seguro para eles.
Protetor de quinas
O ideal é optar por móveis arredondados, principalmente no quarto da criança, mas se você já tem os seus, pode investir no protetor de quina. Ele ajuda a proteger o pequeno contra acidentes, como bater a cabeça ou outra parte do corpo.
Proteção de plugs, tomadas e extensões
Outro ponto importante é que, especialmente na primeira infância, plugs e tomadas são muito atrativas para as crianças. Não sabemos dizer o porquê, mas é fato que todo pequeno já colocou ou pelo menos tentou colocar o dedo na tomada. Sendo assim, é importante instalar protetores por toda a casa, principalmente nos lugares em que a criança consegue alcançar.
Portões para bebês
Algumas áreas da casa são ainda mais perigosas para os pequenos. Um dos principais destaques é a cozinha, com vários itens potencialmente perigosos. Justamente por isso, é importante bloquear o acesso da criança, a fim de evitar qualquer tipo de acidente. Para isso, os portões para bebês podem ajudar nessa tarefa.
Protetor de sanitários
Uma medida de proteção que muitas pessoas acabam se esquecendo é colocar uma trava no vaso sanitário, permitindo somente que adultos abram a tampa para o uso. Isso impede que a criança tenha contato com a água e, em casos extremos, acabe se afogando.
Antiderrapantes em lugares estratégicos
Se quiser proteger a criança de escorregões, os tapetes antiderrapante, principalmente no banheiro, são muito importantes. Inclusive, se tiver um tapete em casa que não tenha essa função, é melhor nem mesmo usar. Por mais que pareça uma peça inofensiva, pode causar grandes acidentes.
Protetor de dedos
Outro item muito indicado para quem quer preparar o apartamento para crianças e bebês é o protetor de dedos. Ele é colocado perto da maçaneta das portas e impede que elas se fechem e, consequentemente, prenda alguma parte da criança e ela não consiga se soltar ou acabe se machucando.
Produtos de limpeza sempre no alto
Por fim, mas não menos importante, nossa dica é que você organize todos os medicamentos em uma caixa e coloque-a em uma área que a criança não consiga acessar, como armários e prateleiras altas. Isso também vale para produtos de limpeza, pois as embalagens coloridas podem causar curiosidade e fazer com que os pequenos acabem ingerindo as substâncias.
Então,
agora que você sabe como adaptar o apartamento para crianças e bebês, já pode
colocar em prática nossas dicas. Não podemos dizer qual dessas ações deve ser
feita primeiro e, se possível, o ideal é fazer tudo de uma vez, a fim de
garantir a plena segurança dos pequenos. Tenha em mente que esse é um
verdadeiro investimento, pois contribui para o desenvolvimento das crianças ao
longo do tempo, assim como maior tranquilidade para pais e responsáveis.
0 Commentários:
Postar um comentário